É natural o sofrimento durante momentos de aflição. Porém, se você percebe que essa angústia te impede de fazer as atividades do seu cotidiano ou ela está além do que é normal pra você, é preciso buscar ajuda.
Porém, sabemos que não é fácil obter atendimento psicológico para quem não tem planos de saúde ou, até mesmo para quem tem alguns planos que não contemplam a disponibilidade desse profissional.
Por isso, organizo aqui alguns serviços gratuitos para quem está precisando desse atendimento e não tem condições de pagar. (Atualizado em 22/11/2020)
- CVV (Centro de Valorização da Vida): O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188.
- Relações Simplificadas: Aprendemos que a Experiência de Escuta é um excelente dispositivo para intervenções pontuais, cujo objetivo seja a promoção de acolhimento psicológico para populações envolvidas em situações estressantes. Atualmente, nossa proposta é oferecer a Experiência de Escuta exclusivamente para essas populações.
- Grupo CREARE: Esse serviço destina-se a você que sente-se angustiado, ansioso ou deprimido diante do cenário de emergência em saúde mental em que vivemos, devido a disseminação do Coronavírus Disease (COVID – 19).
- Espaço Vida e Saúde: É só entrar no site e já será encaminhado para falar com um profissional.
- Escuta 60+: PARA IDOSOS – Escuta clínica solidária e acolhimento aos idosos de 60 anos ou mais. Ligue (11) 3280-8537.
- Rede de Apoio Psicológico: PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE – Se você é um(a) profissional da saúde trabalhando no combate ao COVID-19 e quer atendimento psicológico gratuito, online e pontual, estamos aqui para você!
- UNIPAR: O serviço de plantão psicológico do CPA da Unipar está disponível para adolescentes e adultos em alguns horários específicos de segunda a sexta-feira. Os atendimentos podem acontecer no momento da procura ou por meio de agendamento pelo telefone (46) 3520 2800.
- Território de Afetos: Os psicólogos António Salema, a par de Teresa Santelmo, Corina Salvador, Fátima Almeida e Ana Teresa Ramos prestam o apoio gratuito durante determinados horários. Para aceder, é necessário fazer primeiro uma marcação via e-mail para territoriodeafetos@gmail.com. O apoio psicológico é prestado por videochamada.
- Centro Integrado de Saúde (Cis) da UNIFG: RECIFE. A unidade de atendimento do Recife fica na avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, nº 155, no bairro da Boa Vista. Em Jaboatão dos Guararapes, o público é recebido na rua Comendador José Didier, nº 27, em Piedade. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 21h. Para agendar o acolhimento pela clínica-escola é necessário realizar o agendamento através do telefone (81) 3461.5571.
- UNISA: O Serviço-Escola de Psicologia da Unisa está com inscrições abertas para a realização de avaliação psicológica, no sistema de triagem, bem como atendimentos psicológicos e psicoterapia para adolescentes e adultos. Os atendimentos são individuais e os interessados podem fazer a inscrição pelo telefone: (11) 2141-8870.
Algumas prefeituras, estados e universidades também oferecem programas de apoio psicológico gratuito. Confira se é o caso do local que você mora.
Você sabe de mais algum serviço que ofereça apoio psicológico? Comenta aqui e contribua com essa lista!
Photo by Marco Bianchetti on Unsplash
2 comentários